[2021] Dicas sobre como comprar dólar comercial.

5
(1)

Com o aumento de expectativas positivas, muita gente busca como comprar dólar comercial para fazer o famoso “holding” (prática do mercado financeiro onde se compra um ativo e segura por um médio a longo prazo para ganhar com as suas oscilações) ou mesmo para praticar o “trading” (operações de compra e venda, faturando com a volatilidade dos ativos financeiros).

Neste artigo atualizado você saberá como comprar dólar comercial em 2021, bem como terá dicas valiosas para aproveitar da melhor forma as oportunidades financeiras com relação à moeda fiduciária mais usada e transacionada do mundo.

O que é o dólar comercial?

[2021] Dicas sobre como comprar dólar comercial. 1

A cotação em tempo real do dólar para transações internacionais (exportações, importações etc) com relação ao real (moeda do Brasil) e qualquer outra moeda se chama “dólar comercial”.

A sua importância na economia é gigantesca, uma vez que sua oscilação (subida e descida) abala todo mercado financeiro (e influencia até nos preços dos produtos que você tem dentro de sua casa).

Você já viu com certeza (na sua TV) o apresentador falando “o dólar fechou hoje em 4 reais e 78 centavos..”, correto? Pois é do dólar comercial que está se falando naquele momento.

Os empresários e grandes companhias acompanham de perto as flutuações do dólar americano, pois sabem de seu impacto forte e direto na balança comercial como um todo.

Como o Governo Brasileiro não prefixou o valor do dólar americano para nós, todos os dias é uma “nova emoção” para as empresas e profissionais que dependem da referência desta moeda para seus negócios.

Como comprar dólar comercial?

Antes de lhe dar dicas de como comprar dólar comercial, vamos falar um pouco mais sobre a política de cotação do dólar comercial no Brasil.

O Brasil adotou o câmbio flutuante desde 1999.

Neste contexto, a cotação do dólar com relação ao real não é fixa, obedecendo e tendo como referência sempre a oferta e demanda do dólar americano no país.

Diante do que conversamos aqui, você já consegue entender que quanto mais dólares comerciais circularem no Brasil, mais baixa será sua cotação, e vice versa (teoricamente).

Infelizmente, o Governo Brasileiro influencia (através do Banco Central, obviamente) na circulação do dólar comercial aqui.

Ele tem o poder de regular a quantidade de dólar que circula.

Logo, o Governo controla a cotação dessa moeda aqui dentro.

É importante estar atento na cotação do dólar, pois a exportação de serviços tem tido uma crescente muito boa, logo é possível vender serviços para outros países, como os Estados Unidos.

Por falar em Governo, é importante falar do dólar Ptax, que é a taxa média praticada, calculada e publicada todos os dias pelo BACEN.

Normalmente a Ptax do mês vigente é usada nos contratos do mês seguinte.

Muitas empresários buscam saber como comprar dólar comercial para iniciar e expandir seus negócios nos EUA.

[2021] Dicas sobre como comprar dólar comercial. 2

Na teoria, você como pessoa física (CPF) não pode comprar dólar comercial – você precisa ser uma empresa ou instituição financeira para negociar diretamente essa moeda.

A tendência é que você compre dólar comercial por um menor valor do que o dólar turismo, pois o volume de transações de empresas e instituições costuma ser maior.

Você pode comprar dólar comercial com segurança através das das instituições vinculadas ao governo, através do Banco Central (BACEN).

Saiba também que existe o ranking do VET (Valor Efetivo Total) dentro do site do BACEN. Esta referência VET serve para publicar o valor total (em real brasileiro) entregue pela unidade do dólar comercial, incluindo todos custos (IOF, margem de câmbio, etc).

Com o VET você tem acesso ao valor médio cobrado pelas instituições autorizadas e vinculadas ao BACEN.

Desta forma você pode determinar o mais barato para você comprar dólar comercial.

Após entrar no site do Bacen, você terá acesso aos vários agentes onde poderá comprar dólar comercial.

Em todas instituições você precisará fazer um cadastro, normalmente solicitam alguns documentos pessoais comuns (RG, CNH ou CPF), além de algum tipo de comprovante de endereço.

Vale te lembrar que se você usar cartão de débito ou crédito, na internet ou mesmo no exterior para comprar dólar comercial, terá que pagar a taxa IOF (Imposto sobre operações Financeiras) incidida sobre o valor total.

De acordo com sua opção de pagamento o IOF poderá sofrer variações:

  • Dinheiro – 1.1% sobre o valor total comprado.
  • Cartão de Débito e Crédito – 6.38% sobre o total comprado.

Você pode usar outra moeda (que não o real) para comprar dólar comercial, neste caso o valor total será convertido em dólar para fins de cálculo.

Além das taxas federais (impostos) você também pagará a taxa de venda da instituição em si que escolher fazer negócios.

Pronto, agora você está atualizado sobre como comprar dólar comercial.

Vai aproveitar as dicas sobre como comprar dólar comercial? Deixe seu comentário e compartilhe conosco sua opinião.

Bons negócios, até mais.

[2021] Dicas sobre como comprar dólar comercial. 3

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário