Comprar no ebay paga imposto? Veja tudo sobre (2021)

5
(1)

Muitos usuários na internet pesquisam para saber se comprar no ebay paga imposto. Acontece que esta plataforma de comércio eletrónico (e-commerce) é uma das maiores do planeta, e uma das mais usadas no Brasil (com número de usuários cada vez mais crescente).

Nesta publicação, você saberá o que é o grande site eBay, além de descobrir mais sobre impostos quando se compra neste “marketplace” e mais dicas. Fique até o final conosco.

O que é eBay?

comprar no ebay paga imposto

Fundada por Perre Omidyar, na década de 90 (anos 95, mais especificamente), nos USA – Estados Unidos da América, a eBay nasceu como um projeto individual de leilão P2P (Peer-to-Peer) do então engenheiro de software (Perre).

Hoje, a companhia atua em mais de 31 países, entregando várias soluções focadas em vendas online, porém, antes mesmo dos anos 2000 (dois anos antes, aproximadamente) a eBay se tornara um grande case de sucesso da web, bem como já estava listada na bolsa de valores americana (EUA).

Como funciona o Ebay?

O eBay oferece um tipo de serviço muito parecido com o famoso e aceito Mercado Livre, porém, atualmente tem duas modalidades de trabalho, a via leilão e a venda direta.

O ebay também entrega no Brasil, não é difícil encomendar algo no site, bastar seguir um passo a passo.

Vamos explicar resumidamente as diferenças.

Como funciona o Leilão da eBay?

O leilão da eBay é como qualquer outro, o anunciante determina um valor inicial do produto e quem pagar mais até o fim do leilão, leva (arremata) aquele item.

Porém, um único produto pode ter as duas modalidades definidas pelo vendedor eBay (um produto pode ser vendido pelos dois métodos simultaneamente).

Como funcionam as Vendas Diretas da eBay?

No modelo de vendas diretas, o comprador já sabe de antemão o valor que pagará pelo produto (o valor é fixo). É a forma padrão de vendas na internet nas lojas de comércio eletrônico.

Para poder comprar na eBay não precisa nem ser registrado (atualmente), mas você pode fazer o seu cadastro de graça. Já no caso de vendedores, o registro é obrigatório (apesar de free) e taxas são cobradas ao publicar e efetivar a venda de um produto.

Lojas oficiais são aceitas pela eBay. Para a validação das mesmas, a plataforma possibilita o recebimento de um “selo de autenticação”.

Comprar no ebay paga imposto? Veja tudo sobre (2021) 1

Comprar no eBay paga imposto?

Sim, sendo o eBay uma plataforma séria, eles precisam pagar impostos pela comercialização dos produtos em seu portal, logo, precisam reter esse imposto nas transações feitas.

Boa parte dos Estados Unidos Da América cobram impostos sobre vendas online, a média desses impostos fica entre 6.9% a 10.5% do valor total de compra, contudo, isso varia de acordo com o estado onde a venda foi feita.

Sendo assim, é estrategicamente importante conhecer os estados que não cobram impostos por comercialização de produtos online.

Comprar produto usado no eBay paga imposto?

Poucos sabem que é possível comprar e vender no eBay itens de produtos novos e/ou usados. Mas, se você quer saber se comprar produto usado no ebay paga imposto, vamos lhe esclarecer agora.

O fato de que você paga imposto mesmo ao comprar produtos usados no eBay faz com que as compras possam se tornar arriscadas, uma vez que você não tem como testar os itens de produtos que está comprando.

Uma solução possível para esse desafio é contratar operadores internacionais que verificam e te mandam fotos dos produtos para garantir que você de fato esteja comprando algo que espera receber. Este tipo de serviço é bastante comum e procurado nos Estados Unidos.

Os impostos de importações de produtos tanto dos EUA quanto do Brasil costumam ser um absurdo, tornando o envio direto não interessante.

Diante disso, é cada vez mais comum ver empresas terceirizadas (intermediadoras) sendo contratadas para receber os produtos ainda nos EUA, enviando para o Brasil sem a burocracia e riscos do envio direto.

Segundo o Decreto-lei 1804/80, as encomendas com valores menores que 100 dólares (declarados assim) ficam isentas dos impostos de importação, todavia, percebemos vários casos de produtos com valores declarados acima dos 45 dólares com taxas sendo aplicadas. Assim sendo, é crucial buscar saber quais produtos são isentos de taxas e impostos.

As taxas e impostos definidos não diferem produtos usados ou novos, sendo assim, tanto faz o estado do item que você está comprando. Esteja atento.

Programa de Entregas Internacionais do eBay Brasil

Para evitar a “roleta russa” que é a incerteza da não taxação ao produto chegar no Brasil, a eBay criou o programa de entregas internacionais eBay Brasil.

Antes disso, o comprador só saberia o valor real (com taxas) quando o produto chegasse no Brasil.

Sabe-se que existe (por exemplo), o imposto de 60% do valor total do item de produto, mas além disso existem as taxas variáveis de importação, o que não permite ter a certeza do valor final da compra.

Com o serviço do eBay o comprador pode prever o valor final e decidir se faz sentido comprar aquele item (antes de decidir pagar).

O programa de entregas internacionais da eBay é a prova de grande atenção ao Brasil. Isso definitivamente evita a necessidade de contratar redirecionadores, como falamos bem mais acima.

Você pode saber os valores e taxas no momento da compra (eles tendem a ser mais baratos que pelos métodos convencionais de importação).

Vale lembrar que hoje não é mais necessário converter os valores de dólar para real: o eBay aceita pagamentos em real, além de PayPal, Google Pay e vários cartões de crédito.

Pronto, agora você está atualizado sobre se comprar no ebay paga imposto.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião conosco.

Comprar no ebay paga imposto? Veja tudo sobre (2021) 2

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário