O que vender nos Estados Unidos? Dicas e exemplos(2021)

5
(1)

Se você é alguém interessado em vender seus produtos ou mesmo está procurando o que vender nos Estados Unidos da América, com certeza está no lugar certo.

Todos sabem que a terra do tio Sam é bastante frequentada por brasileiros, além de ter ótimas relações comerciais com o Brasil. Isso tudo possibilita grandes oportunidades de negócios nos EUA, mesmo se você não estiver lá.

Nesta publicação vamos falar das oportunidades sobre o que vender nos Estados Unidos da América, bem como explorar o mercado norte-americano mesmo sem estar fisicamente no país.

Como vender nos Estados Unidos da América

o que vender nos estados unidos

Muita gente procurando o que vender nos Estados Unidos e como ganhar em dólar, pouca gente vislumbrando o mercado online por lá (comércio eletrónico). Acompanhe o raciocínio.

Você concorda que a pandemia fez as pessoas comprarem ainda mais pela internet do que era antes do período pandêmico? Pois é, isso para os USA é ainda mais gritante, pois eles são um país culturalmente online (se tratando de negócios).

O povo americano compra por meios digitais, como e-commerce, de forma muito natural, coisa que acontece cada vez mais no Brasil agora.

E como você pode vender nos Estados Unidos via internet, por exemplo? A Amazon americana é uma das possibilidades.

Nos Estados Unidos, a Amazon é responsável por (aproximadamente) 50% do mercado de e-commerce. Os picos de vendas são percebidos ainda mais nas datas de apelos de vendas, como é o caso do famoso Black Friday (muito aceito no Brasil).

Na Amazon você pode vender de duas formas:

  • Wholesale – vendas de produtos de terceiros;
  • Private Label – vendas de marcas e produtos seus.

Existem desafios nas duas modalidades. Uma dificuldade no modelo Private Label é achar diferenciais que destaquem seu produto nos USA. Além disso, ele precisa gerar valor dentro do país. Pense nisso.

Ainda existem outras questões delicadas como a autorização de órgãos como a FDA ou USDA, ou mesmo da própria Amazon. Você precisa atentar para as categorias de produtos, bem como as diferenciações de embalagens por regiões dos Estados Unidos.

Por outro lado, o modo Wholesale (onde você vende o que não é seu e ganha por isso) é bem concorrido, você precisa analisar isso e outras questões, como demanda, margem de lucro e etc. Existem ferramentas que ajudam nestas informações e métricas.

Como vender seus produtos nos Estados Unidos de forma online

Uma grande vantagem de vender nos Estados Unidos é ganhar em dólar, além de poder ter acesso a grande base de investidores americanos. Se você tem produtos fora dos Estados Unidos e quer vender para as pessoas lá, você pode fazer isso.

Em março de 2021 a divisão de comércio eletrônico (Adobe) divulgou um relatório que aponta crescimento de 183 bilhões de dólares nos EUA, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.

Não precisamos mais te afirmar que é um ótimo negócio explorar o mercado e-commerce para vender produtos nos Estados Unidos, correto?

Mas se fosse tão fácil, todo mundo era. Não é? Existem alguns passos a dar. Vamos a eles.

O que vender nos Estados Unidos? Dicas e exemplos(2021) 1

Abrir uma empresa Norte-Americana (Step 1)

Uma empresa 100% brasileira pode ser aberta e atuar nos Estados Unidos (como pessoa jurídica do Brasil), porém, o produto que é vendido nos EUA passam a gerar os possíveis tributos e impostos conforme a legislação americana. Isso do ponto de vista financeiro não parece muito interessante.

Por isso que a maioria dos empreendedores e/ou empresários que decidem operar nos EUA abrem uma subsidiária norte-americana. Desta forma as receitas do negócio são 100% americanas.

Com uma subsidiária nos Estados Unidos da América é possível terceirizar as questões operacionais, como logística, movimentações financeiras e bancárias, depósitos e etc. Você, como marca, pode voltar seu olhar totalmente para o marketing (em loja virtual própria, marketplaces, Amazon, etc).

Procuração: Autorize alguém para te representar nos USA (Step 2)

Os Estados Unidos da América são um país de fato rígido. Se você não respeitar as leis, terá grandes problemas.

Neste sentido, você precisa autorizar sócios, prestadores de serviços, despachantes aduaneiros para atuarem em seu nome lá no país, e isso se faz através de procuração.

Existem empresas especializadas neste tipo de serviço. Elas te ajudam e tornam estes processos mais rápidos.

Arrume a papelada para vender seus produtos nos Estados Unidos (Step 3)

Você vai precisar de documentos para poder operar e enviar produtos do nosso país para os USA, alguns deles (atualmente) são:

  • Simulação do direito de entrada nos EUA;
  • Manifesto de entrada (CBP Form 7533);
  • Aplicação e autorização para entrada imediata (CBP Form 3461);

Não precisamos falar que sozinho você pode ter grandes desafios para estes procedimentos, né? Como já dissemos, existem empresas especialistas nisso que podem te ajudar.

Ainda assim, se você quiser seguir só, pode ver esses documentos no site da Custom and Border Protection (CBP), o órgão gerenciador da exportação e importação de produtos para os USA.

Existe também a fatura comercial, que é uma documentação reprodutiva da transação de compra e venda entre o exportador e importador.

Lá também consta informações sobre teste de embalagens, pois existem princípios de importação que precisam ser respeitados para que embalagens possam entrar nos Estados Unidos da América.

Cumpra as obrigações fiscais e aprenda a arte de enviar produtos (Step 4)

As obrigações fiscais, bem como a legislação sobre importação precisam ser obedecidas e respeitadas.

É recomendada a contratação de um despachante aduaneiro terceiro para esta função. Ele apresenta documentos para a alfândega, além de solicitar permissões específicas de importação, quando houver necessidade.

Você precisa estar ciente que sua marca atuará sob um sistema fiscal rígido e bem observado. Não falhe com as prestações de contas à receita federal americana.

Novamente falamos: a atenção para aprender e conhecer todos deveres envolvidos no processo de importação e comercialização nos USA é crucial para seu sucesso.

Depois das dicas dadas acima você está pronto para organizar seu negócio e começar a explorar o fértil e promissor mercado norte-americano.

O que vender nos Estados Unidos? Dicas e exemplos(2021) 2

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário